Notícias

Matrículas nas escolas da rede estadual começam de 2 a 15 Janeiro

Matrículas nas escolas da rede estadual começam de 2 a 15 Janeiro
05/01/13
Por: HN
Fonte: HN

Matrículas nas escolas da rede estadual começam de 2 a 15 Janeiro

As matrículas vão até dia 23 de janeiro e o ano letivo de 2013 terá início em 4 de fevereiro

DA REDAÇÃO - FONTE: HIPERNOTÍCIAS

No período de 2 a 15 de janeiro de 2013, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) inicia o período de confirmação de matrículas para alunos já integrantes do quadro das unidades escolares da rede pública.

Para matrículas de novos alunos, assim como solicitações de documentação para transferência, entre unidades na rede estadual, o período estabelecido é 16 a 23 de janeiro de 2013.

De acordo com a Portaria 304/2012 publicada no Diário Oficial do Estado “é imprescindível que o procedimento de confirmação de matrícula seja efetivado dentro do prazo estipulado já que a não confirmação sinaliza a abertura de uma vaga na rede”, explica a gerente de Avaliação e Desenvolvimento da Superintendência de Gestão Escolar da Seduc, Gislene Bastos.

Conforme Gislene, o número de vagas varia de acordo com a disponibilidade de cada unidade e a estimativa de crescimento na rede estadual está condicionada a fatores externos, como fluxo migratório e a construção de empreendimentos residenciais em áreas específicas.

“Há determinadas regiões da capital, onde o Governo do Estado realizou a entrega de grandes residenciais como na região do Jardim Industriário, que sabemos da necessidade da criação de turmas no período noturno, mas iremos aguardar a confirmação dos estudantes, assim como as novas matrículas, para a efetivação da montagem de novas turmas. A Seduc disponibiliza todos os recursos possíveis para o atendimento da população”.

VAGAS

Considerando situações pontuais já vivenciadas para matrículas em unidades específicas da capital, a Superintendência de Gestão Escolar da Seduc se antecipou e apresentou ao Ministério Público Estadual (MPE) neste ano, um documento elencando a disponibilidade de vagas para escolas que ofertam o Ensino Médio.

Conforme o documento, as escolas instaladas na área central: Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, Escola Estadual Presidente Médici, e Escola Estadual Nilo Póvoas, juntas irão disponibilizar 3.075 vagas para o Ensino Médio. Somente para o período diurno serão 1.460.

No total geral, em Cuiabá, serão ofertadas 10.800 vagas destinadas aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio.

“Não temos problemas com falta de vagas, mas não é possível o atendimento a todos os estudantes em uma escola apenas. Percebemos um significativo esvaziamento de matrículas nas escolas instaladas nos bairros mais distantes. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevê que o atendimento educacional deva ser feito o mais próximo possível da área de residência da criança, do jovem. Estudante frequentando escolas mais próximas desenvolvem o senso de pertencimento e de comunidade, em consequência a frequência às aulas aumenta e o contato com as famílias se dá com maior facilidade”, finaliza Gislene.

(Com informações da Assessoria) 

Comentários
Notícias recentes
11/09/14
Escola Presidente Médici realiza a Semana do Voto Consciente
23/08/14 07:00
OLIMPÍADA MÉDICI 2014
MANHÃ SERTANEJA ESTUDANTIL
30/05/14
Fanfarra da Escola Médici faz sua primeira apresentação na Escola
30/05/14
1ª Mostra de Cinema & Debates sobre os 30 das Diretas Já e 50 anos da Ditadura Militar supera expectativas - Confira as Fotos!
28/05/14
Escola Presidente Médici debate em encontro sobre Ditadura e Diretas já
23/05/14
Alunos da Escola Médici participam de uma visita cultural na Academia Mato-grossense de Letras
22/05/14
Presidente do CDCE Médici cobra providência junto ao MP-MT para melhorar o sistema SIGEDUCA